sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Blind Melon - Bem mais que No Rain


Já faz um tempo que gostaríamos de postar algo sobre esta banda, que para alguns pode ser chata pakas e pra outros indispensável no playlist. Com Blind Melon é assim, ou você gosta ou odeia.
A Banda surgiu junto com o Grunge, dividiram o mesmo cenário musical com bandas como SoundGarden e Pearl Jam, porém, não adianta rotular, Blind Melon definitivamente não é Grunge! Explicando: Suas principais influências eram bandas como Gratefull Dead, Led Zepelin, Lynyrd Skynyrd e Jerry Garcia.
Você consegue sentir bem essa influência em cada acorde de Roger Stevens, guitarrista da banda e nas linhas de Batera de Glen Graham. Além de que seus riffs tinham um pouco menos "in drive", e com contra-tempos inesperados, características bem distintas das do movimento Grunge, que se destacavam por guitarras com um pouco mais de potência no drive e com acordes de influência Punk. Então afinal o que é Blind Melon? Se alguém descobrir me fale ("is only rock'n'roll, but i like..."). Os fans, mais doentes se identificam como "MelonHeads", um termo que pode ter o mesmo sentido quando chamamos metaleiros de Headbangers. 
Não esquecendo do frontman Shannon Hoon, amigo de infância de Axl Rose, que até o convidou para fazer os vocais de Don't Cry. Shannon era um pirado total, refletia tudo que um rocker tem a oferecer, seu vocal lembrava muito o de Jannis Joplin e suas composições são "ferradas" no mais puro sentido da palavra,  mas não soube lidar com a fama e acabou morrendo de overdose de cocaína no ônibus da turnê de seu segundo disco. Segundo Disco! "What a Hell Man..." Só pq o cara é um ótimo artista tem que morrer cedo, é bróca! Sua morte rendeu algumas homenagens, umas delas pelo próprio Eddie Vedder do Pearl Jam. Talvez, se ele ainda vivesse a banda estaria entre as grandiosas bandas de rock, como o Metallica, Led e outros. A Banda tentou um retorno com o cd "For My Friends", com Travis  Warren nos vocais, estavam relativamente bem, quando Travis foi diagnosticado com problemas nas cordas vocais (será mesmo?). Caras zicados, nunca conseguem sair "do começo". Enfim, é mais uma grande banda que ficaram de fora dos holofotes da mídia.
Degustem um pouco:




3 comentários:

Markim Ribeiro disse...

Ler sobre o Blind Melon sempre é bom, e seu artigo está ótimo... continue postando novidades da banda.

Abraços

Ricardo Soares disse...

É isso aí. Infelizmente parece que eles mesmos - meio que, pararam um pouco sem inspiração ou coragem para lançarem algumas boas e simples músicas. Perdi meu melhor amigo à 14 anos atrás, o cara adorava o Blind tb, infelizmente a tristeza me deu uma inspiração terrível e viciante até hoje... ao menos possuo inspiração. Flw. Obrigado pelo postagem. Abs.

Nanamelon disse...

Blind Melon é minha segunda banda favorita. a primeira é Pearl Jam. E acho até que Shannon concordaria comigo, porque ele mesmo era fã de Eddie Vedder. E Eddie sabia disso, reconhecia o valor do Blind Melon e escreveu Bee Girl em homenagem a Shannon, logo após sua morte.

Fico imensamente feliz em ler sobre ele e conhecer gente que também os adora, tanto quanto eu. O nome do meu blgo, inclusive, é Climbing the Clouds, nome de um disco póstumo do Blind Melon, com gravações ao vivo. Mas vejam só que verginha, até agora não escrevi nada sobre eles. Mas escreverei.

Parabéns pelo artigo!

É isso aí, MelonHeads. Uni-vos!

Beijos,
Juliana.

Postar um comentário

Mete bronca!