segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

25 anos de ROCK in RIO




Hoje completam 25 anos desde a primeira edição do rock in rio, o "woodstock brasileiro". Um festival que devemos nos orgulhar, pois abriu as portas para Bandas internacionais virem para cá. E com tamanha proporção que até as bandas se orgulhavam de virem tocar aqui, muitos ainda afirmam que seu maior público foi no Rock'n'Rio.
Roberto Medina, foi quem emcabeçou o festival, recebeu muitos "nãos" de patrocinadores quando falava da proporção do evento. Mas quem imaginava que alguém traria bandas gringas de tal porte em um pais recém libertado da ditadura?

Enfim, veio o sucesso para o festival, ainda tendo uma segunda e terceira edição aqui na terras nativas, e depois edições intercionais (Lisboa, Madrid e etc).
Desabafo: Já tem 10 anos que o Rock'n'Rio não é realizado aqui no Brasil.....sacanegem ! Nosso motivo de orgulho nacional", nossa unica oportunidade de vermos tantas bandas boas em um só palco tirados de nós O.o....Isso é quase dramático!:o
Segundo desabafo...Na primeira edição, algumas bandas que pisaram em solo brasileiro foram: Queen, Iron maiden, Whitesnake, AC/DC, Scorpions, Yes e até Ozzy Osbourne...Bandas que dispensam apresentações e lotam estádios em qualquer apresentação.
Na segunda edição tivemos: Joe Cocker, INSX, Guns'n'Roses, Faith no More, Megadeth, Judas priest e outras. Na terceira tivemos bem menos bandas "classicas" para o rock n roll, mas ainda assim marcaram presença: REM, Foo fighters, Sting, Guns n roses, Oasis, Iron maiden, Queens of the stone age, Neil young e Red Hot Chili Peppers, em compensação tivemos um investimento mais notável em artistas mais pops como Britney Spears, N'Sync.
Nas outras edições gringas tiveram as presenças ilustres como Metallica,Paul Mc cartney e mais alguns.....de resto foi uma galera mais pop, não muito memorável para o verdadeiro espírito do festival.
Desde sua primeira Edição o Rock'nRio sempre contou com a presença de bandas muito boas e sem perder sua "formosura" (O.o), mas não podemos deixar de comentar que a qualidade caiu e descaracterizou todo o idealismo proposto.
Tá, tá, alguns vão questionar que desde a primeira edição do festival, abriram portas para varios estilos, e é certo....Mas Rock n rio ja não é no Rio, mas nem tocar Rock ja é sacanagem (vou ter que soletrar? R.O.C.K = Rock)
Mas ainda temos esperança, em 2011 tudo indica que teremos novamente a edição aqui no Brasil, e por ser no leito, na origem, sinceramente espero que seja bem "supimpa" (O.o)
Long live Rock n roll.
Pra finalizar fica alguns videos das reportagens da globo na época....bem interesante e engrassado alguns...quase apoteóticos:


http://g1.globo.com/Noticias/Musica/0,,MUL1439992-7085,00-VEJA+VIDEOS+HISTORICOS+DO+ROCK+IN+RIO+DE.html


Por Víton

2 comentários:

Caio disse...

Foi sem dúvida um dos melhores "Rock In Rio" e que abriu as portas para os grandes shows no Brasil.

Se temos hoje: AC/DC, Iron Maiden e tantas outras bandas passando todo ano por aqui, devemos agradecer ao Rock in Rio (1985).

Anônimo disse...

ANOUK

Postar um comentário

Mete bronca!