quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Fã clubes

É meio estranho falar atualmente sobre fã clubes, sem vir a imagem de bandas e artistas pops que dominam e fazem a cabeça de adolescentes e toda uma multidão que se aliena e não é critico no que ouve. O papel hoje do fã clube parece que se resume a montar todo um esquema para suprir-se de seu ídolo (com franjinha ou não) o máximo possível de uma só vez.

Chega de papo, venho trazer agora alguns exímios exemplos dos fã clubes do rock que de forma bem menos apegada a gestos quer boa música e reconhecimento para a banda.

Em Setembro uma iniciativa megalomaníaca de trazer o Foo Figherts para o Brasil foi iniciada, como muitos já conhecem ou pelo menos viram em alguns lugar da internet é o 'Foo Fighters 50 pila'. A ideia é trazer o Foo Fighters fazen
do uma mega vaquinha por 50 pila, excelente iniciativa e se precisar garanto que tem pessoas que daria até mais que R$50.
Saiu recentemente em algum lugar que num me lembro que no
Lollapalooza Brasil 2012 o Foo Fighters tocará, a mega vaquinha do Foo Fighters não vai acontecer mas segundo os organizadores da vacosa ajudou e muito no diálogo com a banda para virem no Lollapalooza.

links do Foo Fighter 50 pila:
http://www.heyfoofighters.co
http://twitter.com/#!/ff50pila
http://facebook.com/ff50pila
http://www.facebook.com/event.php?eid=214982088545962

Se fã clube só tinha utilidade para votar incansavelmente nesse prêmios musicais onde o voto para as categorias eram abertos em geral. Vou citar um exemplo onde isso realmente funcionou (não me refiro a essas bandas adolescentes).
Em 2010 no VMB o Restart ganho 5 prêmios e foi indicados pros mesmos 5 (já chego aonde quero chegar) mas a um ano atrás dessa data em 2009. Os Seminovos estavam concorrendo com essa seguinte musica, não vou cita-la aqui pois eu fui um dos poucos que não gostou dela apesar de eu ser fã da banda quem quiser clique no link.

A categoria era WebHit do ano no VMB 2009 foi confronto direto com Stefanie e seu cross fox (de onde eu tô desenterrando essas coisas) e eu sinceramente votei mas votei desacreditado, achando que o Crossfox ia ganhar pois todo mundo já tinha conhecimento desse hit próximo da data do VMB e poucas pessoas conhecia Os Seminovos que recentemente tinham ganhado a Garagem do Faustão com esse hit.
E o que ocorreu Os Seminovos ganhou o WebHit do ano, pois teve mais gente votando nele do que no Crossfox, pois essa é a categoria que menos alguém se importaria em votar, pois a sua banda
favorita está concorrendo e você iria perder tempo votando em WebHit? Jamais! Ou seja o "fã clube" d’Os Seminovos votou em peso acreditando na banda, e posso garantir que a faixa etária do pessoal que votou é algo entre 16~30 anos, pessoas que num tem muito tempo ocioso na net para ficar votando o dia inteiro, cá entre nós isso sim foi uma atitude de fãs que realmente se importa com a banda.

E o Futuro dos Fã Clubes?
O que ocorrerá com eles?

Iniciativas como a do Foo Fighters são raras, mas de vez enquanto ocorrem, o VMB esse ano deixou em poucas categorias e categorias irrelevantes o voto popular, também depois que o Restart foi vaiado no VMB ano passado algo teria que ser feito não dava mais pra deixar o voto na mãos do grande público (domínio dos fã clubes) e ganharam gente que merecia por fazer boa música (Criolo e Emicida dominaram esse ano, gostem ou não melhor que o Restart ter levado 5 prêmios no ano passado) já que houve uma bancada de juris que votaram, mas infelizmente não é algo mais que dá para olhar e dizer: "Vou escutar vocês pois ganharam um prêmio musical" esse tipo de prêmio perdeu a sua credibilidade, mas acho que a credibilidade ainda voltará para esse tipo de prêmio. De qualquer forma se os fã clubes não votarem mais qual será sua finalidade? Penso que no máximo intermediaram o diálogo com a banda para trazer notícias para os fãs.


"dá pra trabalhar num aeroporto"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mete bronca!