sexta-feira, 26 de agosto de 2011

O que o tempo não apagou do Punk Brazuka

Final dos anos 70, plena ditadura militar, nessa época a garotada queria ter voz contra uma forte censura que era exercida pelo nosso governo, e nessa época que surgiu algumas bandas, influenciada pelo Punk Inglês de The Clash, Sex Pistols, Exploited, e por banda dos EUA como Stooges, MC5 e Ramones.

As primeiras bandas Punk brasileiras eram de São Paulo e do ABC, mas claro que houve outras cenas totalmente paralelas, como a de Brasília e a do Sul do país. Naquela época era tudo mais difícil, como o próprio acesso a informação musical, a cena do Brasil aconteceu com alguns anos de atraso da cena do Reino Unido / Estados Unidos, e poucas pessoas que tinham acesso a esse tipo de material sonoro, pois era muito caro por que era importado, então houve uma grande disseminação do som Punk dos gringos por meio de fitas cassetes que eram baratas e fáceis de copiar, e foi nesse meio que surgiram bandas como (estas são as minha favoritas) Cólera , Restos de Nada, Olho Seco, Inocentes, Ratos de Porão e Garotos Podres.

Um dos marcos do inicio do Punk no Brasil foi um evento chamado o Inicio do Fim do Mundo que ocorreu em 1982 num SESC, sendo finalizado com confronto com a policia. A maioria das gravações do som punk da época não eram a das melhores (até as gravações dos gringos num eram excelentes).

Com a chegada dos anos 90 a Velha Guarda esfriou bastante suas atividades. Até um ressurgimento por uma Nova Molecada. Se eu tiver tempo organizo outra playlist sobre o resto do musica Punk no Brasil, tal qual as outras cenas regionais, como a de Brasília

Aprecie o material de algumas bandas:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mete bronca!