sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Futebol e Rock n Roll!

Por Pedro Guilherme
Quando duas paixões se unem...
Não raro no meio do Rock n Roll vemos demonstrações de afeto futebolístico, o contrario também acontece, embora não seja tão comum (principalmente aqui no Brasil).
Vou colocar aqui uma definição melhor disso feita por Benjamin Back, colunista do Lance!
“O futebol e o Rock tem muito em comum. Os dois mexem muito forte com a emoção dos fãs. Além disso, do mesmo jeito que você tem ídolos no futebol você tem no rock. O Pelé já não joga há um tempão, mas até hoje falam dele. Ver os lances do Pelé é a mesma coisa que ouvir um disco do Led Zeppelin, dos Rolling Stones ou dos Beatles, que são considerados gênios da música até hoje. A grande diferença entre o Rock e o futebol, para mim, é que o Rock não te decepciona. Quando você vai em um show você sabe que você vai sair satisfeito, mas no futebol, se seu time perde, isso não acontece.”

Mas vamos então a alguns casos dessas demonstrações de “afeto”. Começando em territorio nacional, o time Legião FC de Brasília homenageia o grupo da mesma cidade Legião Urbana (ah vah...). O time surgiu como um projeto social mas logo se tornou time profissional. Atualmente o Legião FC disputa a 2ª divisão brasiliense e tem muitos torcedores fãs de Legião Urbana. Alem disso o time faz homenagem a Renato Russo no seu hino, com a seguinte frase: “Sempre em frente, não temos tempo a perder”. Avante LEGIÃO !
Ainda em Brasília vem a grande pérola dessa mistura de futebol com Rock n Roll. Como bem sabemos no dia 13 de Julho se comemora o dia mundial do Rock n Roll. Pois então, na véspera do ultimo 13 de Julho, o Brasiliense resolveu fazer uma homenagem ao Rock n Roll. A idéia era um uniforme diferente pra ser usado naquele mês... Otima idéia! A gente agradece, mas... . Bom, você deve estar pensando em um uniforme preto, algo assim bem TROO, é... mas não foi bem isso que aconteceu. Veja com seus próprios olhos.
...o que vale é a intenção... brigadão gente!



Um outro caso de ligação do Rock n Roll com o futebol aconteceu na Inglaterra. O ex-guitarrista do Simply Red, Sylvan Richardson, foi contratado pelo Liverpool como novo massagista da equipe.
Na música, o ex-guitarrista participou do primeiro álbum do Simply Red ("Picture Book", 1985).
- Sou músico e produtor profissional, mas a medicina sempre me interessou. E quando parei com a música em 1987, escolhi esta nova atividade. Minha tarefa é preparar os jogadores, cuidar de sua recuperação após os treinos. Estava trabalhando com atletas de alto nível, enquanto esperava ansiosamente por esta nova oportunidade - acrescentou Richardson, que já trabalhou com o campeão olímpico de ciclismo Chris Hoy
Sylvan Richardson é o segundo da esquerda pra direita, com a guitarra. (foto: Getty Images)
Da Alemanha, vem aquela que talvez seja a maior relação futebol & Rock n Roll. O St. Pauli. Time da primeira divisão da Alemanha, por enquanto, e é conhecido pela associação de sua torcida com o Rock. O clube foi fundado em 1910 na zona portuária de Hamburgo. Mas ele só ganhou fama nos anos 80, quando começou a se aproveitar de sua identidade com o Rock n' Roll, criando uma verdadeiro atmosfera de show de Rock em suas partidas. Nessa época, os torcedores do clube começaram a utilizar a caveira e os ossos como seu símbolo oficial, o que rendeu ao clube o apelido de 'Bucaneiro da Liga'. O clube foi o primeiro da Alemanha a proibir manifestações nazistas em sua torcida, tendo colocado inclusive em seu estatuto sua posição anti-racista, anti-facista, anti-sexista e anti-homofóbica, o que acabou atraindo a simpatia de diversos grupos do movimento punk pelo mundo. Várias bandas já se apresentaram usando a camisa marrom e branca do time. A banda americana Bad Religion, por exemplo, fez um show em uma partida beneficente da equipe no ano 2000. Alem disse no inicio das partidas o clube solta o som no estádio, não raro pode se escutar um AC/DC no inicio de uma partida ou depois de um gol. A equipe tem também a tradição de participar na sua pré-temporada do festival de Heavy Metal 'Wacken Open Air', no norte da Alemanha. O St. Pauli é um dos clubes com maior torcida na Alemanha, mesmo ficando oito anos longe da primeira divisão. Os torcedores lotam em quase todos os jogos os 20 mil lugares do Estádio Millerntor.
Agora na Argentina, não é difícil ver faixas com nomes de banda como IRON, AC/DC no meio de torcidas como do River, do Boca entre outras. Mas recentemente o que chamou atenção foi a paixão de Messi, melhor jogador de futebol do mundo, na última eleição da Fifa (e que não fez nenhum gol na copa do mundo hehehe) pelo Oasis. O cara escutou a banda enquanto voava até a África do Sul, foi Carlitos Tevez lhe mostrou as músicas durante o vôo da seleção Argentina. O jogador do Barcelona gostou tanto do que ouviu, que declarou, caso seu país fosse o campeão, ele iria contratar o grupo para tocar na festa de comemoração. Aparentemente, Messi não sabia que a banda já não existia mais (e também não sabia que ia tomar 4 a 0 da Alemanha e voltar pra casa sem nada). Já que não deu pra Argentina o jogador arrumou outra ocupação, montou um grupo cover do Oasis, onde vai fazer o papel do guitarrista Noel Gallagher.
"Nossa montagem é baseada em como o Oasis era em meados dos anos 90", disse Messi ao jornal inglês The Sun. "Nós temos as perucas, roupas e óculos variados."
Ele, que considera a música do Oasis a melhor que já ouviu ainda deu a entender que escalou um companheiro do Barcelona para tocar no grupo, que fará uma turnê secreta pela Europa, mas se negou a revelar o nome.
Só pra concluir vou lembrar outros casos dessa mistura, Andreas Kisser, guitarrista do Sepultura é TRICOLOR PAULISTA.
Humberto Gessinger, líder dos Engenheiros do Hawaii que hoje toca no Pouca Vogal é TRICOLOR GAUCHO. (vale lembrar que Carlos Maltz, primeiro batera dos Engenheiros é colorado)
Ultraje a Rigor já gravou o hino do São Paulo, Nando Reis, ex-Titãs também é são paulino ta sempre presente no Morumbi assistindo os jogos do SPFC. Dinho Ouro Preto é torcedor do São Paulo.
Chorão, do Charlie Brown Jr é Santos, claro, e também está sempre presente na Vila.

12 comentários:

Anônimo disse...

EU pessoalmente nun curto futebol...
mas analisando ai essa relação de afeto com o rock n roll digamos q o futebol subio em meu conceito husahsuahusa

talvez até use uma camiseta do O St. Pauli hsuah

Anônimo disse...

dahora
mais nao colocarao o caso mais classico
o baixista do iron jogava em um time profissional
da inglaterra se nao me engano
e largo o futbol
pra viver do iron
isso seria um fato bom a se declara

Anônimo disse...

poxa, essa do Iron eu não sabia...
falha minha...
e tbm eu esqueci do Ronaldo, ex-goleiro do Corinthians que tem uma banda hj....
mas ta valendo...
quem lembrar comenta ai...

e é isso ai Vitão... tbm quero a camisa deles...

pGuilhermeBueno

Anônimo disse...

Legaal mesmo essa relação entre o fut e o rock \m/... já ouvii falar que o Liam e o Noel do Oasis jogam fut... não se interessaram por uma carreira ligada ao futebol, mas amam de paixão.
Ahh, amei a matéria !!


' GiuliaDomingues

vic.ribeiro disse...

MUITO LEGAL É O ROCK ESTA EM TODOS OS LUGARE cara tambem curtu muito o ozzi e eu sou pimo da giulia kkkk (v i)

Anônimo disse...

Concordo. :) Ambos mexem profundamnt com nossas emoções! E quem gosta realmnt.. jamais deixará de lado.. por mais que o futebol nos desaponte msm às vzs!.. pois é algo forte e jah faz part da gnt! O Rock n' roll em si.. nos tira até mesmo d momntos difíceis de se lidar... É algo único! \,,/ Creio q a ligação (rock/futebol) é bem fort e ampla msm.

'July

Anônimo disse...

Verdade!.. sobre o Iron citado aí.. o time inglês q o Steve Harris fez part e q torce mt até hj é o West Ham. aah e sobre a banda do Ronaldo.. não sei se é a msm ainda.. e se ele ainda tem.. mas tinha uma música dele q vivia passando na mtv.. q era na Banda dele chamada Ronaldo e os Impedidos.. =/ Que aliás.. era MTO tosca por sinal! kkkk

'July

Unknown disse...

Para mim, foi uma grande ideia de misturar a música com o futebol, ainda com o Rock, era bom se todos os times tivessem feito o mesmo!!!!

Anônimo disse...

Gosto muitoo de Fut e Rock, legal misturar os dois =D

Pedro Guilherme Bueno disse...

falando em futebol e Rock n Roll...
no fim do clip tem os caras do Deep Purple batendo uma bolinha... http://www.youtube.com/watch?v=gZ_kez7WVUU&feature=related # Perfect Strangers #

Pedro Guilherme Bueno disse...

+ uma...
a torcida do Inter de PoA tem uma parodia da musica "Peladios em Santios" dos Mamonas...
em resumo, eles cantam que o Inter os deixa doidões...

Pedro Guilherme Bueno disse...

vejam essa materia no site da Kiss FM...

O jogador do Santos Futebol Clube (ex-Palmeiras, Coritiba, entre outros), Keirrison, revelou que seu nome tão singular, foi inspirado no Rock’n’Roll.

De acordo com o jogador, seus pais eram muito fãs de Rock e quiseram dar a ele um nome que homenageasse seus ídolos na música.

Assim surgiu o nome Keirrison, mistura de Keith (Richards, guitarrista dos Rolling Stones) com Morrison (Jim, vocalista do The Doors).

Keirrison não é o único no futebol com nome inspirado em ídolos do Rock, o meia Harrison (fala-se Arrison mesmo, com a pronúncia em português), que jogou no São Paulo e Guarani, entre outros, ganhou este nome inspirado no guitarrista dos Beatles, George Harrison.

Não podemos esquecer, claro, do clássico Creedence Clearwater Couto, também ex-jogador do Guarani, entre outros, que teve seu nome inspirado na banda americana dos anos 60.

http://www.kissfm.com.br/noticias/jogador-do-santos-tem-nome-inspirado-no-rock/

Postar um comentário

Mete bronca!