domingo, 11 de setembro de 2011

11 de setembro e a indústria cultural

Desculpe mas a idéia desse post não é exclusivamente minha, apesar de todos estarem falando sobre este assunto eu só sintetizei o que li e o que eu vi nos jornais e blogs de jornais que acesso.

Nessa mesma data há 10 anos atrás o Garage Fuzz estava gravando pro musikaos, sei que num tem nada a ver com o tema proposto, mas achei recentemente esse arquivo no youtube e gostei.

Link

Há 10 anos atrás o mundo viu um imenso desastre ser transmitido ao vivo, mais de 3.000 pessoas morreram, num vou entrar em mais detalhes pois todos sabem o que foi, mas quem assistiu Zeitgeist, sabe que essa história de terrorismo é bem mal contada.

Karlheinz Stockhausen um renomado compositor Alemão de música comteporânea numa entrevista disse está frase alguns dias após o ataque as torres gêmeas: "O que aconteceu lá foi a maior obra de arte já feita!". Das dezenas de documentários feitos sobre o 911 (seteptember eleven) alguns deles são: Fahrenheit 11/9, Zeitgeist, vôo 93 e muitos outros que não vem ao caso.

Na música:

“Hunting for Witches” - Bloc Party

O Bloc Party que é umas das poucas bandas formadas no anos 2000 na Inglaterra que tem uma linha pop-indie e que fala de política em suas letras nesta música o grupo usa os ataques de 11 de setembro de 2001 e os atentados ocorridos nos transportes públicos de Londres em 2005 para provocar a mídia, que segundo eles, sempre procura bode expiatórios nesse tipo de ocasião. E eles tiveram um clipe também censurado na época de seu lançamento (meados de 2006) chamado "Helicopter", esse foi censurado por motivos não muito esclarecidos mas a MTV americana na época achou que o clipe e sua letra era muito ofensivo pra ser exibido, hoje o VH1 reprisa esse clipe quase que todos os dias (e o que eles não reprisam!?)Link



Letra Aqui

Letra de Helipcoter

“911” – Gorillaz, D12 & Terry Hall

Título como referência ao ataque as torres gêmeas, gravado numa época pós estresse traumático, essa caótica canção antiguerra, lançada na trilha sonora do filme Em Má Companhia (2002), a banda fictícia de Damon Albarn e seus convidados D12 e Terry Hall criam uma clima apocalíptico, citando Sadam Hussein e Osama Bin Laden.



Letra aqui

“The Rising” - Bruce Springsteen

Isso foi puro jogo de marketing com uma mistura de patriotismo americano e citações bíblicas. A canção titulo do álbum que Springsteen lançou em 2002 conta sobre um sobrevivente do ataque terrorista que viu de perto morte e a destruição, curiosamente Bruce Springteen num gravava nada há 7 anos e estava com a sua carreira em baixa, e com esse álbum que pregava o reerguimento da América conseguiu vender mais de 8 milhões de cópias, sucesso de vendas e da critica.




Letra Aqui

Peaceable Kingdom" – Rush

Essa música como outra boa composição do Rush não fala diretamente e sim de uma forma poética. Lançada em Vapor Trails (2004), esta canção era originalmente um instrumental. Depois, ganhou letra do baterista Neil Peart, a parte que faz referência ao 11 de setembro é quando Geddy Lee canta "Swords against the kingdom/Time against The Tower" (espadas contra o Reino/Tempo contra a Torre) a canção fala das forças do terror que se opõem as pessoas que desejam a paz.



Letra aqui

"Jihad" – Slayer

Esse é o tipo de coisa que só uma banda do Trash Metal como o Slayer sabe fazer como ninguém e que num fique com cara de que bêbados com tempo livre e revoltados com o mundo que gostam de metal façam uma música sobre o tema. A polêmica faixa do álbum Christ Illusion (2006) foi escrita sob o ponto de visão imaginário de um dos terroristas que estaria participando do ataque. No final da música após o solo, os autores Tom Araya (voz e baixo) e Jeff Hanneman (guitarra) usaram palavras reais de Mohamed Atta, um dos mentores do 11 de setembro. Se eu não me engano este álbum foi censurado por um tempo, por causa da temática (capa dele aqui) pois alcançou boas vendagens e foi pro 200+ da Billboard.



Letra Aqui

"Freedom" – Paul McCartney

Estava lá Paul aquele ex-beatle de renome dando uma volta por New York no dia da tragédia e ficou chocado quando viu o local do ataque. No dia seguinte, escreveu esta canção que prega a luta pela liberdade como um ato diário. Ela foi o lado B do single "From a Lover to a Friend", do ábum Driving Rain. Música simples com refãozinho que fica na sua cabeça até escutar alguma outra para desgrudar

♪ Talking about freedom
I'm talking about freedom
I will fight for your right
To live in freedom ♪

Letra Aqui

E se encera por aqui os vídeos, tem bastante que é pra ir vendo ao longo da semana, esse post está bem longo então mesmo eu o publicando depois do dia do aniversário do atentado num dava pra deixar passar batido pois isso influenciou a vida do americano gordão que come um balde de pipoca e bebe litros de refrigerante ao ir no cinema de tal maneira, que influenciou as nossas vidas aqui no Brasil sobre esse mundo Árabe/Islâmico e a música também, mesmo você se compadecendo ou não de tudo isso veja os vídeos.

Esse vídeos e as resenhas parte são de uma "news" da Rolling Stones Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mete bronca!