Por Elber Thiago
Como estamos cansados de saber, estamos em época de campanha política, e o que eu isso tem haver com o rock? Tudo (ou quase)!
Vamos começar no ponto que o rock, é agressivo e veio para contestar, pelo menos essa era a proposta. Mas não venho hoje falar de idéias políticas esquerdistas, centro, o de direita (não ainda). Hoje vamos mostrar que na política o rock também tem vez.
Jello Biafra ex-vocalista dos Dead Kennedys, maior apoiador cultural de Los Angeles inteiro, ativista e anarquista, poucos sabem mas ele tentou em 1979 ingressar na carreira política, concorreu a prefeito de Los Angeles, ficou em 4º lugar entre 10 candidatos com +- 6 mil votos (pra um punk anarquista com letras acidas e de humor negro foi muito bem). O Legal era suas propostas e slogans:
- Os políticos e os empresários tinham que andar com nariz de palhaço pelas ruas e nos perímetros urbanos
- Os policias iam ser escolhidos por votação direta da população
- “Apocalipse agora! Jello para Prefeito”
Alguns opositores e membros do próprio partido fizeram apostas que se Jello ganha-se iriam se suicidar, mas isso não aconteceu. Durante sua campanha ele afirmou:
“Para aqueles que viram a minha candidatura como um golpe publicitário ou uma brincadeira, eles devem ter em mente que não é mais uma ou outra piada, mas no final das contas ninguém se importa com nome do candidato”Se por um lado ele não se elegeu, por outro temos um nome forte na política Australiana, Peter Garret. Ex-lider e vocalista da banda Midnight Oil. Peter Garret defendia nas letras do Midnight Oil o direito do povo aborígene, e protestava contra a poluição. Peter é o tipo de pessoa que faz protesto em frente uma a fábrica, recolhe assinaturas pra um abaixo assinado, usa sacolas retornáveis, está em todas as atividades do Greenpeace e da WWF, e aos fins de semana conscientiza pessoas sobre o meio ambiente, e talvez não coma carne.
Quem não conhece a clássica Beds Are Burning que diz "Queimamos nosso próprio berço". Ele retrata o Massacre do povo aborígene perante o capitalismo existente na Austrália.
Em 2004 Peter Garret ingressou na política definitivamente, se tornando deputado da câmara australiana, e em 2007 é nomeado como Ministro do Meio Ambiente, do Patrimônio e das Artes.
Apesar do Midnight Oil ter acabado oficialmente em 2002, sempre que aparece a necessidade de arrecadação de fundos, a Banda se apresenta.
Se bem que uns políticos Assim poderião aparecer no Brasil ¬¬














Um comentário:
Olá, muitas pessoas tem preconceito em relação ao rock ser tocado nas igrejas, eu sou totalmente a favor, desde que as letras falem das boas novas, porque acho que tudo é válido desde que seja para engrandecer e glorificar o nome de Jesus Cristo. Quero dizer que sou apaixonada por cultura, gosto de ler sobre todos os assuntos e também gosto de política e sou apaixonada por música.A parte do nariz de palhaço me fez lembrar a última recepção de calouros que tivemos na UFES,os alunos usaram nariz de palhaço como protesto por terem sido impedidos de usar acessórios e balões com as cores das chapas que iriam concorrer no movimento estudantil.Imagino que você seja jovem, invista nos teus talentos.Você escreve muito bem.Obrigada pela visita, volte sempre e indique meu blog pra algum amigo que esteja precisando de uma palavra.Todos os comentários são respondidos assim que possível.Até...
Postar um comentário
Mete bronca!