Antes de começar a dar os "riffs" desta matéria, gostaria de agradecer a todos que estão contribuindo para o crescimento deste Blog, em 1 semana mais de 200 rockers passaram por aqui. Valeu Mesmo, tudo aqui é devido à vocês!
Esse estilo musical atacado por críticos e religiosos e idolatrado por muitos jovens "headbangers", começou no final dos anos 60 com as bandas inglesas Black Sabbath e Led Zepellin, por grandes influencias do Blues-Rock. Além, das bandas já citadas, o Deep Purple e o Judas Priest tiveram grande participação na popularidade do estilo. Bom, tratar deste assunto é sempre polêmico, devido as constantes acusações que caem sobre o estilo de ocultismo, violência, excentricidade e revolta. Isso ocorre pq vez por outra aparece alguns retardados, que "inspirados" por alguma banda "fantasmagórica" do metal, cometem atos escrotos, como matar fuzilados seus colegas de escola ou esquartejar alguém ou algum animal em um ritual satânico, este é o lado "Darth Vader" ou o lado negro da força do Heavy Metal, e não há como negar que dentro do estilo existe quem entra nesse "buraco". Tratando do lado Jedi, alguns pesquisadores afirmam que aqueles que estão ligados ao rock e precisamente ao Heavy Metal, caracterizam um Q.I elevado, e são personalidades talentosas, saca só um trecho de uma pesquisa realizada pela University of Warwick, da Inglaterra:
"...Stuart Cadwallader, psicólogo da University of Warwick, apresentou os dados na conferência da British Psychological Society. Ele explica: "Há um senso comum de que estudantes especialmente dotados e talentosos gostam de música clássica e gastam muito de seu tempo lendo. É um estereótipo não muito preciso. Há estudos que ligam o Heavy Metal a fraca performance acadêmica e delinquência, mas encontramos um grupo que contradiz isso. É um grupo com auto-estima abaixo da média que não se sente incluido [na sociedade]. Eles sofrem de mais estresse e se voltam ao Heavy Metal como uma forma de aliviar esse estresse. Participantes disseram apreciar a complexidade e por vezes o conteúdo político do Heavy Metal mais do que o que encontram na música Pop. Há uma tendência a que isto [jovens gostarem de Heavy Metal] preocupe os adultos, mas eu acho que é apenas algo catártico. Não indica problemas."
Creio que qualquer cultura tem o poder positivo ou negativo sob as pessoas que são afetadas por ela, e em tudo o influenciado pode tirar algo positivo ou negativo, é o livre-arbítrio o seu poder de escolha.
Mas enfim, este movimento cultural é responsável por revelar grandes músicos e instrumentistas, não resta dúvidas sobre a qualidade dos riffs e acordes de Tony Iommi, Ritchie Blackmore, a rítima e alucinógena batera de John Bonham ou o poder das baquetas do pequeno grande anão Lars Ulrich.
De lá pra cá, muita coisa mudou, mas ainda sentimos a influência desse estilo em muitas bandas que eternizam toda a teatralidade do Metal.
Mas o que significa Heavy Metal, o que quer dizer essa palavra?
Bom ao pé da letra: "Metal Pesado", porém a quem diga que o termo era usado no século 19 para classificar canhões ou dar referência a força bruta. Mas foi em 68 que a palavra se eternizou após do verso "... heavy metal thunder (“trovão de metal pesado”)..." da música "Born To Be Wild" do Stepehnwolf. Em uma outra teoria que tem até um certo nexo, Toni Iommi, em um documentário concedido a VH1 (Seven Ages Of Rock), disse que compunha muitos de seus Riffs acompanhando todo o barulho que as empresas de forjaria no seu bairro britânico fazia, praticamente cada batida das máquinas que forjava o ferro servia como Metrônomo para as composições. Isso talvez tenha sido um fator crucial para as características da música.
Uma curiosidade interessante é a origem do símbolo classificado como diabólico do \../. (fazer chifres com os dedos), olha só como as coisas são. Isso começou quando o agora infermo Mr. Dio, estava no lugar de Ozzy nos vocais do Sabbath. Em um determinado show Dio queria mudar a imagem do "frontman" da banda, pois Ozzy constantemente aparecia sempre em fotos e shows fazendo o sinal de "paz e amor" com as mãos, era quase um copyright do madman, foi quando Dio ergueu involuntariamente (sem pensamentos sombrios..rs) uma das de suas mãos em um ato de protesto erguendo tb o dedo indicador e o mindinho "acelerendo" a galera que assistia, e no outro dia estava nos Jornais o comentário de uma colunista religiosa dizia que jovens estavam aclamando Satã em ritual, usando os mesmos símbolos manuais para invocção do mal usados na idade média. O que resultou em uma grande repercussão na época, e Dio aproveitou a deixa involuntária e comercialmente divulgou o fato que até hoje é usado e com certeza ajudou muito para a popularidade do metal. Vai entender!
Enfim ,a sociedade deveria se informar mais e não julgar precipitadamente um estilo de música. E ao mesmo tempo, os fãs precisam não se levar muito a sério quanto ao seu estilo musical, não importa qual seja, a música deve servir como um refúgio e diversão e não como uma maneira de se afundar em seus pensamentos. \o/














4 comentários:
Mtu bo aa matéria ^^
pode desiludir muitos "metalerozinhus" hehehe....mas pura realidade ^^
:D
Boa materia ²
Oie....olá! Boa noite! Boa matéria, agradeço. Concordo também. Sempre gostei deste estilo e até hoje escuto(25 anos), às vezes me sintia envergonhado por ainda escutar, mas parei pra refletir melhor sobre o assunto e realmente não tenho mais o q temer: metal é para todas as idades! Quase q deixei de ouvir de vez por influência de amigos q começaram a ouvir psytrance, dizendo q só ouvia metal quando era adolescente; mas não tem nada disso, têm muitos adultos por aí q são headbangers, veja Vitão Bonesso etc.... além das letras falarem de temais mais adultos, como violência, política, guerras,etc.......quando ouço metal páreço q entro em mundo encantador, de guerreiros batalhando em mundo épico de fantasia etc.....bonito! E gosto de pegada pesada também!além de ser um estilo difícil de compor(têm influências da música clássica etc...), não é igual a um funk,brega,axé e outros lixos musicais(em q alguns experts de música afirmam), pois só faz uma batida ridícula com letras vulgares e está pronta a música....aff!!q doidera!
Andei pesquisando sobre a origem do heavy metal e encontrei que o mesmo foi popularizado nos anos 80 com a banda black sabbath, mas tudo bem XD, eu gostaria de saber como funciona essa cultura, por que se vestem como vemos ... Bom meu email é wpsti@hotmail.com ( identifiquese por blogueiro). Estou fazendo uma pesquisa de faculdade se poderem colaborar agradeço... \o/ abraços e batam cabeça com segurança.
Postar um comentário
Mete bronca!